Notícias

Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Messejana realiza palestra no HAN

Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Messejana realiza palestra no HAN

Os residentes e preceptores de cardiologia do Hospital Ana Nery participaram na manhã do dia 9 de abril de uma palestra com o chefe do serviço de hemodinâmica do Hospital Messejana (CE), Dr. Breno Falcão. O evento reuniu cerca de 50 participantes e apresentou o tema “IVUS – Como guiar uma intervenção coronariana com ultrassom intracoronário”.

Dr. Paulo Ribeiro, coordenador do serviço de hemodinâmica do Hospital Ana Nery fez a abertura do evento ressaltando a relevância dos futuros cardiologistas conhecerem mais sobre este importante procedimento auxiliar no diagnóstico e tratamento percutâneo da doença coronária.

Em seguida, Dr. Breno trouxe para os presentes as aplicações mais comuns do ultrassom intracoronário (IVUS) como guiar implantação do stent em casos de maior complexidade, identificar complicações, reduzir volume de contraste, definir gravidade de lesões intermediárias, entre outros. Foram apresentados aos participantes várias imagens e exemplos de casos tratados com o auxílio deste método de imagem.

Após o evento, a equipe de médicos da hemodinâmica do HAN e o Dr. Breno, realizaram durante o dia, várias angioplastias coronárias complexas utilizando o ultrassom intracoronário.

Confira abaixo algumas imagens da palestra:

More

Direito sociais e previdenciários de pacientes renais é debatido no Hospital Ana Nery

Direito sociais e previdenciários de pacientes renais é debatido no Hospital Ana Nery

Profissionais da área de Serviço Social, pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Ana Nery participaram no dia 23 de março de uma roda de conversa sobre os direitos sociais e previdenciários dos pacientes renais crônicos.

O evento foi organizado pelo Serviço Social do HAN e reuniu cerca de 50 participantes, orientando-os quanto a necessidade de estar sempre atualizado sobre estes direitos que estão sempre se modificando e, o mais importante, como acessa-los no serviço público.

A mesa foi composta pela coordenadora do Serviço Social do Hospital Ana Nery, Aline Grimaldi, Vanessa Macedo, assistente social responsável por atender os pacientes renais no HAN e Elizeu Xavier Pinheiro Neto, assistente social do INSS.

A programação foi desenvolvida ao longo de toda a manhã no auditório do HAN, os participantes se inscreveram doando 1kg de alimento não perecível que será destinado a Associação Baiana de Apoio a Criança Cardiopata – ABACC.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

More

Serviço de Psicologia do Hospital Ana Nery realiza campanha para pediatria

Serviço de Psicologia do Hospital Ana Nery realiza campanha para pediatria

O trabalho lúdico e educativo realizado com as crianças internadas no Hospital Ana Nery pelo Serviço de Psicologia Hospitalar é de extrema importância para a recuperação destes pacientes, principalmente porque muitos deles passam semanas ou até meses na instituição.

Para isso, o setor está lançando uma campanha de doação de material de colorir como lápis de cor, giz de cera, hidrocor, tinta guache, cola colorida; para que este trabalho não pare e os pacientes pediátricos continuem se recuperando cada dia mais.

Além do atendimento psicológico propriamente dito às crianças e seus responsáveis/familiares, a equipe de psicologia proporciona um espaço lúdico e acolhedor, oportunizando momentos onde a criança possa expressar de forma simbólica os seus sentimentos, frustrações, medo e aceitação da hospitalização e situação em que se encontra.

“A valorização do brincar e a expressão por meio da arte proporciona o encontro do imaginário e a realidade vivida de cada criança que se encontra hospitalizada, possui uma importância social e emocional, pois proporciona momentos em que a criança consegue esquecer suas limitações diante no contexto da enfermidade, colaborando assim com o próprio tratamento”, afirma a coordenadora de psicologia hospitalar, Alessandra Martins.

Para realizar este trabalho a equipe de psicologia utiliza de papéis coloridos, lápis de cor e tintas de diversas cores para aproximar a criança do seu mundo, daquilo que elas estavam acostumadas a fazer fora do hospital, deixando-a livre para a construção/confecção da “arte” que lhes for representativa.

 A entrega do material pode ser feita diretamente no HAN, no Serviço de Psicologia Hospitalar – 4º andar. Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 3117-1949.

More

Roda de conversa sobre direitos sociais e previdenciários dos pacientes renais crônicos

Roda de conversa sobre direitos sociais e previdenciários dos pacientes renais crônicos

O Serviço Social do Hospital Ana Nery realizará no dia 23 de março, sexta-feira, uma Roda de conversa sobre direitos sociais e previdenciários dos pacientes renais crônicos.

O evento acontecerá no auditório do Hospital Ana Nery das 9h30 às 12h, com a participação do assistente social do INSS, Elizeu Xavier Pinheiro Neto. Os interessados deverão se inscrever de 12 a 21 de março através do link: https://goo.gl/forms/emhzTKsnw426fWVz1.

Valor: 1kg de alimento não perecível que será destinado a Associação Baiana de Apoio a Criança Cardiopata – ABACC. Os participantes terão direito a certificado de carga horária.

Programação

09h30 – Credenciamento

10h – Abertura

10h10 – Direito sociais dos pacientes renais

10h40 – Direitos previdenciários

11h10 – Abertura para discussão do tema abordado

11h50 –  Encerramento e Coffee break

Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 3117-1874/1963.

More

Dia Mundial do Rim e Dia da Mulher são comemorados juntos no Hospital Ana Nery

Dia Mundial do Rim e Dia da Mulher são comemorados juntos no Hospital Ana Nery

O Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, coincidiu em 2018 com o Dia da Mulher, 8 de março e, para marcar esta ocasião especial, o Hospital Ana Nery, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, realizou a campanha “Saúde da Mulher – Cuide dos seus rins”, chamando atenção principalmente sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica, especialmente nas mulheres.

O Hospital Ana Nery é referência na área de nefrologia, sendo um dos maiores centros de diálise da Bahia para o tratamento de insuficiência renal crônica, com mais de 26.000 procedimentos de hemodiálise anuais. Além disso, o hospital é responsável por mais de 65% dos transplantes renais realizado em todo o estado e, tendo batido o recorde de transplantes em 2017 com um total de 81.  Contudo, apesar do avanço no tratamento das doenças renais crônicas pelo SUS, o Hospital Ana Nery chama atenção para a importância da prevenção destas doenças que, atinge atualmente 10% da população mundial, sendo que atinge cada vez mais mulheres.

Pequenos cuidados com a saúde como alimentação saudável, beber bastante líquido, evitar a automedicação, realizar de exames básicos de rotina, são hábitos que, inseridos na rotina diária, com certeza evitariam muitos casos destas doenças. “As doenças renais crônicas não apresentam sintomas, o que as torna muito perigosas, pois, quando são detectadas, já estão em estágios mais avançados”, comenta a médica Fernanda Martin, coordenadora da área de nefrologia do HAN.

A equipe multidisciplinar do setor de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Ana Nery realizou uma ação conjunta nas dependências do Hospital, com objetivo de sensibilizar e conscientizar pacientes e familiares, internados ou ambulatoriais, além dos colaboradores, acerca dos cuidados com o rim e prevenção da doença renal. Os profissionais realizaram palestras na recepções e locais de maior circulação, além de distribuir um material informativo da campanha “Saúde da Mulher – Cuide dos seus rins”.

Além disso, as colaboradoras do HAN foram atendidas pela equipe multidisciplinar que realizaram aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal, orientações nutricionais, atendimento médico. Durante a tarde, as colaboradores tiveram um momento de beleza disponibilizado por consultoras da Mary Kay, que fizeram demonstração de seus produtos e maquiaram as funcionárias.

Confira abaixo algumas imagens da ação:

 

 

More

Residentes de Cardiologia apresentam trabalhos de conclusão de curso

Residentes de Cardiologia apresentam trabalhos de conclusão de curso

Fevereiro foi marcado pela despedida dos residentes R2 de Cardiologia do Hospital Ana Nery que, no dia 23, apresentaram seus trabalhos de conclusão da residência. O II Seminário de TCC e Pesquisa do Programa de Residência em Cardiologia do HAN recebeu não só os 14 residentes e seus preceptores, mas também do diretor do HAN, o cardiologista Luiz Carlos Passos, que apresentou aos participantes os resultados das pesquisas coordenadas pelo mesmo em Insuficiência Cardíaca Aguda e Síndrome Coronariana Aguda, no Hospital.

De acordo com Vinícius França, um dos residentes concluintes, sua experiência não poderia ter sido melhor durante os 2 anos de estudo e trabalho. “O Hospital Ana Nery foi a minha primeira escolha na residência e, mesmo com todas as dificuldades, de longe é uma das melhores residências em cardiologia do Estado”, afirma Vinícius.

O Hospital Ana Nery é uma unidade de saúde voltada para o ensino e o desenvolvimento de habilidades da boa prática da medicina, tendo grande importância na formação e capacitação de profissionais de saúde. Atualmente o hospital oferece programas nas áreas de: clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, cirurgia vascular, nefrologia, videolaparoscopia, angiorradiologia e cirurgia endovascular e ecografia vascular com Doppler.

Para Dr. Claudio das Virgens, coordenador do Programa de Residência em Cardiologia, “o TCC coroa dois anos de dedicação, permitindo aos residentes desenvolverem as habilidades que formam um bom médico, baseadas no tripé ensino, assistência e pesquisa, estimulando a iniciação científica”. A residência médica do HAN constitui modalidade de especialização médica devidamente regularizada por lei e se insere na forma de pós-graduação latu sensu.

More

Nota de esclarecimento – Ambulatório de Cirurgia Geral

Nota de esclarecimento – Ambulatório de Cirurgia Geral

Referente a mensagem que tem circulado nas mídias sociais sobre marcação e encaminhamento para o ambulatório de cirurgia geral do Hospital Ana Nery, informamos que a informação NÃO PROCEDE.

Os encaminhamentos via Central de Regulação e marcação via ambulatório pelo Sistema Vida, estão sendo feitos normalmente. Não existe marcação via contato pessoal de nenhum colaborador ou médico residente.

Na oportunidade, reforçamos que o Hospital Ana Nery é uma unidade de saúde voltada para o ensino e o desenvolvimento de habilidades da boa prática da medicina, tendo grande importância na formação e capacitação de profissionais de saúde, incluindo o programa de residência em cirurgia geral que está integrado de forma definitiva aos programas de atenção cardiovascular, doença renal e transplantes, não havendo nenhuma possibilidade de vir a ser descontinuado.

 

More

Seleção para estágio em Cardiologia

Seleção para estágio em Cardiologia

Estão abertas as inscrições para vagas de estágio em Cardiologia no Hospital Ana Nery.

Os interessados deverão realizar as inscrições presencialmente no Hospital Ana Nery, na Coordenação de Ensino e Estágio (COREME) de 01 à 7 de março, das 7h às 15h.

Pré-requisitos: Residência de Clínica Médica ou estágio em Clínica Médica (2 anos) em serviço credenciado pelo MEC.

Cada candidato deverá preencher ficha de inscrição, apresentando documento de identidade médica e currículo.

A prova escrita será realizada no dia 8 de março às 9h30 e em seguida entrevista e avaliação curricular as 11h.

Para maiores informações entrar em contato com a COREME pelo telefone 3117-1955.

More

Hospital Ana Nery participa do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

Hospital Ana Nery participa do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

O ano de 2017 foi marcado por diversas conquistas para os grupos de pesquisa dos profissionais do Hospital Ana Nery. Dentre elas, o Hospital Ana Nery passou a ser uma instituição participante do Programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC).

O objetivo principal do BPC é avaliar as taxas de adesão às diretrizes assistenciais de insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e síndrome coronariana aguda em instituições do SUS antes e após a implementação do programa.

O programa ajudará a desenvolver uma série de iniciativas para melhorar o sistema de saúde pública do Brasil, através de diretrizes clínicas para auxiliar os profissionais de saúde no manejo de doenças cardiovasculares, visto que a mortalidade para este tipo de doença no SUS é significativamente alta.

A participação do Hospital Ana Nery no BPC irá apoiar a dinâmica dos processos assistenciais dentro da instituição e abordar o benefício da prestação de cuidados integrados para reduzir readmissões e prevenção de eventos cardiovasculares que estão associados com a perda de produtividade.

Para saber mais acesse: http://www.cardiol.br/boaspraticasclinicas/

More

Pacientes pediátricos do Hospital Ana Nery participam de festa de Natal

Pacientes pediátricos do Hospital Ana Nery participam de festa de Natal

As crianças cardiopatas e nefropatas internadas ou que realizam acompanhamento ambulatorial no Hospital Ana Nery – HAN tiveram uma programação especial na manhã do dia 15 de dezembro para a comemoração do Natal.

O evento reuniu de 50 a 100 participantes, entre pacientes e acompanhantes, além das crianças que estão na Associação Baiana de Apoio a Criança Cardiopata da Bahia – ABACC, que é a casa de apoio que dá suporte aos pacientes pediátricos do HAN.

A festa foi organizada pelo Serviço Social da instituição, com recursos doados por empresas privadas e funcionários do Hospital e este ano terá a grande parceria das FESTEIRAS do BEM na organização do evento. As crianças foram contagiadas pela música do Coral Infantil da Igreja Nossa Senhora de Santana e pela animação de Tia Flávia.

Ao final do evento os pacientes pediátricos receberam a visita surpresa do Papai Noel que distribuiu presentes e trouxe a alegria para os pacientes. De acordo com a Coordenadora do Serviço Social, Aline Grimaldi, estes eventos em datas comemorativas tem o objetivo de trazer mais alegria e esperança, auxiliando no processo de humanização dos pacientes e seus acompanhantes, contribuindo para o desenvolvimento biopsicossocial destes cidadãos.

*Crédito das imagens: Secom/BA

More