Notícias

Hospital Ana Nery participa do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

Hospital Ana Nery participa do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

O ano de 2017 foi marcado por diversas conquistas para os grupos de pesquisa dos profissionais do Hospital Ana Nery. Dentre elas, o Hospital Ana Nery passou a ser uma instituição participante do Programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC).

O objetivo principal do BPC é avaliar as taxas de adesão às diretrizes assistenciais de insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e síndrome coronariana aguda em instituições do SUS antes e após a implementação do programa.

O programa ajudará a desenvolver uma série de iniciativas para melhorar o sistema de saúde pública do Brasil, através de diretrizes clínicas para auxiliar os profissionais de saúde no manejo de doenças cardiovasculares, visto que a mortalidade para este tipo de doença no SUS é significativamente alta.

A participação do Hospital Ana Nery no BPC irá apoiar a dinâmica dos processos assistenciais dentro da instituição e abordar o benefício da prestação de cuidados integrados para reduzir readmissões e prevenção de eventos cardiovasculares que estão associados com a perda de produtividade.

Para saber mais acesse: http://www.cardiol.br/boaspraticasclinicas/

More

Pacientes pediátricos do Hospital Ana Nery participam de festa de Natal

Pacientes pediátricos do Hospital Ana Nery participam de festa de Natal

As crianças cardiopatas e nefropatas internadas ou que realizam acompanhamento ambulatorial no Hospital Ana Nery – HAN tiveram uma programação especial na manhã do dia 15 de dezembro para a comemoração do Natal.

O evento reuniu de 50 a 100 participantes, entre pacientes e acompanhantes, além das crianças que estão na Associação Baiana de Apoio a Criança Cardiopata da Bahia – ABACC, que é a casa de apoio que dá suporte aos pacientes pediátricos do HAN.

A festa foi organizada pelo Serviço Social da instituição, com recursos doados por empresas privadas e funcionários do Hospital e este ano terá a grande parceria das FESTEIRAS do BEM na organização do evento. As crianças foram contagiadas pela música do Coral Infantil da Igreja Nossa Senhora de Santana e pela animação de Tia Flávia.

Ao final do evento os pacientes pediátricos receberam a visita surpresa do Papai Noel que distribuiu presentes e trouxe a alegria para os pacientes. De acordo com a Coordenadora do Serviço Social, Aline Grimaldi, estes eventos em datas comemorativas tem o objetivo de trazer mais alegria e esperança, auxiliando no processo de humanização dos pacientes e seus acompanhantes, contribuindo para o desenvolvimento biopsicossocial destes cidadãos.

*Crédito das imagens: Secom/BA

More

Manejo do paciente hipersensibilizado no transplante renal é tema de palestra

Manejo do paciente hipersensibilizado no transplante renal é tema de palestra

No dia 23 de novembro, profissionais multidisciplinares do Hospital Ana Ney participara de uma palestra sobre o Manejo do paciente hipersensibilizado no transplante renal. O evento foi realizado pelo serviço de nefrologia do HAN que convidou Dr. Lúcio Roberto Requião Moura – Especialista e doutor em nefrologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, para palestrar sobre o tema.

Os pacientes hipersensibilizados, mesmo tendo condições para receberem um transplante renal, muitas vezes não são transplantados por conta de sua reação imunológica, levando uma rejeição imediata do órgão. Para contornar este caso, existem diversas análises de fatores de risco, avaliações e estratégias direcionadas para este paciente, a fim de dar continuidade no tratamento através do transplante.

O Hospital Ana Nery é referência em nefrologia na Bahia, tendo um dos principais centros de diálise do estado e é responsável por 85% dos transplantes renais (adulto e pediátrico) da Bahia.

More

Doutora em nutrição realiza palestra sobre “Cuidado nutricional da doença renal crônica” no Hospital Ana Nery

Doutora em nutrição realiza palestra sobre “Cuidado nutricional da doença renal crônica” no Hospital Ana Nery

No dia 9 de novembro, nutricionista e especialista em nefrologia, Dra. Maria Helena Gusmão, , realizou uma palestra para os profissionais do Hospital Ana Nery para discutir o Cuidado nutricional da doença renal crônica: Importância Clínica.

Estiveram presentes cerca de 40 participantes entre residentes da esquipe multiprofissional do HAN, enfermeiros, médicos e estagiários, que ouviram sobre o cuidado e atendimento a nutrição do doente renal crônico, que apresenta uma série de especificidades e que, muitas vezes, sofrem de outras doenças como diabetes, problemas no coração, doenças vasculares; observando que cada paciente deve ser avaliado de forma individual.

A palestra foi organizada pela Coordenação de Nutrição do Hospital Ana Nery e pelos residentes multiprofissionais – R2.

Confira abaixo algumas fotos da palestra:

More

Formulário on-line de visita técnica ao Hospital Ana Nery

Formulário on-line de visita técnica ao Hospital Ana Nery

O site do Hospital Ana Nery agora dispõe de uma aba exclusiva para solicitações de visita técnica à instituição. Esta atividade objetiva a atualização e ampliação de conhecimentos dos profissionais ou acadêmicos da área de saúde, através da observação de atividades práticas e situações profissionais reais desenvolvidas em nossa Instituição.

Para solicitar uma visita técnica é necessário atender a três requisitos: Apresentação da carteira de conselho de classe ou atestado de matrícula; preencher todos os dados do formulário de visita técnica; aceite da área solicitada.

A carga horária máxima permitida é de 4 (quatro) horas. No caso de visita em grupos, este deve conter um número máximo de 5 (cinco) integrantes, proporcionando melhor suporte aos visitantes. Durante toda a visita os participantes serão acompanhados por um profissional do Hospital Ana Nery, indicado pelo coordenador da área.

Normas:

– Não será permitida a reprodução de imagens de qualquer espécie das áreas hospitalares;

– Não será permitido o preenchimento de questionário, formulários ou entrevistas com os funcionários ou pacientes do hospital sem autorização prévia;

– O visitante deve se comprometer a respeitar o regulamento interno do Hospital Ana Nery, zelar pelos equipamentos, instrumentos e materiais durante a visita;

– O Formulário de Solicitação de Visita Técnica deve ser enviado com antecedência de 10 (dez) dias úteis antes da data proposta ao dia da visita.

Para mais informações acesse: http://www.han.net.br/solicitacao-de-visita-tecnica/

More

Dia do Servidor é comemorado no Hospital Ana Nery

Dia do Servidor é comemorado no Hospital Ana Nery

Os funcionários do Hospital Ana Nery participaram no dia 27 de outubro de uma comemoração especial em homenagem ao Dia do Servidor, organizada pelo HumanizaSUS, com apoio do Sindprev, Sam’s Club, Marita, Projeta, Vitalmed e Mary Kay.

O evento foi aberto com a palavra do Diretor Geral do Hospital Ana Nery, Dr. Luiz Carlos Passos, que aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho de todos e convidou os participantes para a reflexão sobre a importância das atividades desenvolvidas diariamente no hospital, em prol de servir aos pacientes que precisam do atendimento especializado do HAN. Em seguida os presentes assistiram a apresentação do Coral da PM, que animaram e convidaram todos a cantar junto com eles.

Os servidores puderam desfrutaram de um coffe break, visitaram os stands das empresas apoiadoras e participaram do sorteio de brindes. “Conseguimos realizar este evento graças aos esforços do HumanizaSUS do Hospital Ana Nery, que contou com o apoio das empresas e da diretoria do HAN, tendo uma grande adesão dos servidores”, afirmou a presidente do HumanizaSUS e Coordenadora de Psicologia Hospitalar, Alessandra Martins.

No turno da tarde os colaboradores usufruíram de sessões de massoterapia e serviços de estética.

Veja abaixo algumas fotos desta ação:

More

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem programação diversificada no Hospital Ana Nery

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem programação diversificada no Hospital Ana Nery

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizada nos dias 18 e 19 de outubro, trouxe para os funcionários do Hospital Ana Nery uma programação diversificada e especial, reunindo cerca de 180 participantes nos 2 dias de atividades. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA, com apoio do HumanizaSUS do HAN, além das empresas Qualimedical, Labmedica, Braile, Fapex e Venosan, que disponibilizaram brindes e coffe break para os participantes.

No primeiro dia da SIPAT, a fisioterapeuta e coordenadora em educação e saúde da Sesab, Marli Miguez, abordou sobre prevenção à AIDS; seguida de Everton Fiaes, coordenador de farmácia do HAN e Presidente da Câmara Técnica de Oncologia do CRF – BA, que discutiu sobre abordagem básica para o controle do câncer. Para Cândida Garcia, presidente da CIPA e coordenadora de enfermagem do HAN, a SIPAT é um evento de grande importância para conscientizar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além dos cuidados com sua saúde.

Um dos pontos importantes do evento foi a palestra sobre segurança do trabalhador, voltada para os profissionais de saúde, desenvolvida por Carolina Plácido, Executiva de vendas da empresa Becton Dickinson; e uma palestra motivacional com Willian Neves de Carvalho, enfermeiro especialista em UTI, EME, Cardiologia e Hemodinâmica, e mestrando em cardiologia, instrutor da American Heart Assossiation.

Outubro Rosa na SIPAT

Em homenagem ao outubro rosa, a SIPAT apresentou temas importantes para seu público. O segundo dia de atividades foi aberto pelo instrutor de Krav Maga, Roque Jorgue, apresentando noções de defesa pessoal para mulheres e fazendo demonstrações que empolgaram os participantes. Em seguida, a enfermeira Kátia Baldini, coordenadora de enfermagem da NASPEC e especialista em Oncologia, trouxe a discussão sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, interagindo e esclarecendo pontos delicados sobre o tema.

Sobre planos futuros da CIPA, Cândida afirma que “Estamos planejando várias ações para promover não só a Segurança do Trabalhador, como também a qualidade no trabalho e na vida das pessoas”.

Veja as fotos do evento:

More

Hospital Ana Nery é convidado para participar do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA

Hospital Ana Nery é convidado para participar do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA

Através do convite feito pelo Complexo de Hospitalar e de Saúde da UFBA (CHS-UFBA), o Hospital Ana Nery junto com a Associação Baiana de Apoio a Criança Cardiopata e Nefropata – ABACC, participaram do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA, realizado nos dias 17 e 18 de outubro.

Na ocasião, o HAN divulgou um pouco sobre o seu trabalho de referência em alta complexidade, cardiologia, nefrologia e transplante, em todo o Estado, chamando atenção dos participantes do evento para os cuidados com o coração. Além disso, disponibilizou 2 enfermeiras e 1 técnica de enfermagem para estarem presentes no posto de atendimento médico do Congresso.

More

Pacientes pediátricos do Hospital Ana Nery e da ABACC participam de Festa do Dia das Crianças da Assembleia Legislativa

Pacientes pediátricos do Hospital Ana Nery e da ABACC participam de Festa do Dia das Crianças da Assembleia Legislativa

A crianças provenientes do Hospital Ana Nery, que estão em recuperação ou em alta de seus tratamentos, e as que estão na Associação Baiana de Apoio a Criança Cardiopata – ABACC, tiveram uma surpresa no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.

Elas, acompanhadas de seus responsáveis, foram convidadas para participar da festa promovida pela Assembleia de Carinho (AC) em parceria com o Sindicato dos Servidores da Alba (Sindsalba) reunindo mais de 800 pessoas, entre servidores e seus filhos, além de outras crianças acompanhadas dos responsáveis e trazidas pela equipe da AC.

As crianças puderam aproveitar o dia de sol nas piscinas, jogaram futebol e participaram de diversas brincadeiras e atividades lúdicas.

Confira abaixo as fotos desta festa:

*Crédito das imagens: Vaner Casaes

More

Hospital Ana Nery promove festa em homenagem ao Dia das Crianças

Hospital Ana Nery promove festa em homenagem ao Dia das Crianças

No dia 6 de outubro, o Hospital Ana Nery – HAN, através da equipe do Serviço Social, promoveu uma comemoração especial do Dia das Crianças para seus pacientes pediátricos, tanto os internados quanto os que realizam acompanhamento ambulatorial. A festa já é uma tradição para o HAN e este ano reuniu cerca de 60 crianças e seus acompanhantes.

A coordenadora do Serviço Social, Aline Grimaldi, afirma que o objetivo deste evento é proporcionar um ambiente lúdico, recreativo e diversão para os pacientes da instituição. “Muitos de nossos pacientes pediátricos ficam internados por mais de 15 dias, até meses, imersos neste ambiente hospitalar e consequentemente perdendo um pouco de sua alegria. Um evento como este traz esta alegria de volta, tanto para as crianças como para as mães que as acompanham”, completa Aline.

As crianças puderam presenciar as apresentações de Luciana do Violino e do coral infanto juvenil do Neojibá para começar a festa. A animação seguinte ficou por conta do Club Pinguinho, que juntamente com a Boneca Gabitica e a Patrulha do Bem da Polícia militar, realizaram atividades recreativas e contaram histórias para os participantes.

O Serviço Social agradece a todos aqueles que ajudaram com doações financeira, de brinquedos, doces, salgados, e fizeram a alegria das crianças.

Confira abaixo alguma fotos:

More